terça-feira, 9 de novembro de 2010

" A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO BRASILEIRO NA DEFESA DA PÁTRIA"

TEMA DO V SALÃO DE ARTE DO 59° BIMtz- 

" A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO BRASILEIRO NA DEFESA DA PÁTRIA"

HOMENAGEM A OLAVO BILAC, PATRONO DO SERVIÇO MILITAR!



O SALÃO SERÁ ABERTO NO DIA 16 DE DEZEMBRO. A  EXPOSIÇÃO SERÁ NA 
GALERIA CESMAC DE ARTE FERNANDO LOPES. 

AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS E DEVEM SER FEITAS ATÉ O DIA 07 DE DEZEMBRO, 
ASSIM COMO A ENTREGA DOS QUADROS. 

INTERESSADOS DEVEM DIRIGIR-SE AO SETOR DE COMUNICAÇÃO DO 59°BIMtZ OU 
AO ATELIER DE MARIA CECILIA BARREIROS PARA AS INSCRIÇÕES. 

MAIORES INFORMAÇÕES: 82 9973 8112 / 8864 4226
mariaceciliabarreiros@hotmail.com



O que é ser Reservista?

 
O Dia do Reservista é comemorado em 16 de dezembro, data do nascimento do poeta e grande patriota Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, com a finalidade de reavivar o espírito militar do contingente licenciado das Forças Armadas.
Olavo Bilac foi grande propugnador do Serviço Militar ao empreender campanha nacional nos anos de 1915 e 1916 e divulgar valores morais e cívicos para a juventude brasileira em seus poemas, discursos e composição do Hino à Bandeira.
As nações necessitam de um instrumento de dissuasão para a defesa de seus ideais e interesses. As Forças Armadas preparam militares com base nas melhores aptidões de qualidade operacional para, ao serem licenciados, tornarem-se reservistas.
Os reservistas ou dispensados de incorporação que se encontrarem fora do País deverão dirigir-se às Repartições Consulares do Brasil antes de empreender qualquer atividade no exterior para verificar sua situação perante o Serviço Militar.
Pela Constituição Federal, Lei do Serviço Militar e seu Regulamento, nenhum brasileiro poderá encontrar-se em pleno gozo da cidadania sem cumprir com os seus deveres militares, como atualizar as informações para fins de mobilização.
Assim, todo cidadão de dezenove a quarenta e cinco anos de idade, quite com as obrigações militares, poderá requisitar passaporte ou carteira profissional, assumir cargo federal, estadual ou municipal e inscrever-se em exame ou qualquer escola.
O reservista, nos primeiros cinco anos, participa de exercícios de apresentação em um quartel, Junta de Serviço Militar, Consulado ou Internet em www.exarnet.eb.mil.br. A Internet e permite interatividade, rapidez e consistência das informações.
O exercício de apresentação (EXAR) é realizado de 09 a 16 de dezembro ou pela rede mundial de computadores de 1º de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte, para atualizar os dados, cultivar o civismo e reunir os velhos e novos soldados.
Com a intenção de manter o preparo da reserva é realizado, todo ano, exercícios de adestramento. Nos treinamentos são reavivados os conhecimentos adquiridos durante o Serviço Militar que proporcionam a melhor operacionalidade da tropa.
Os brasileiros, quando incorporados por convocação, exercícios, garantia da lei e da ordem ou conflito armado, terão assegurado o retorno ao cargo, função ou emprego que exerciam ao serem chamados e garantidos os direitos de remuneração.
Os convocados para o serviço ativo ou matriculados em Órgãos de Formação de Reserva contarão o tempo dedicado à caserna para a aposentadoria. Se for reservista ou dispensado do Serviço Militar poderá ser aceito nas Polícias Militares.
Representantes de todas as camadas da população prestam o Serviço Militar que está baseado em sólida legislação, operacionalizado por uma estrutura com amplitude nacional e informatizado por sistema que atende às Forças Armadas.
O sistema de mobilização possibilita chamar e controlar a reserva nos exercícios de apresentação e adestramento, completar efetivos, calcular o material do combatente e atender à evolução das organizações necessárias para a defesa territorial.
         A reserva é necessária à defesa da soberania e ao desenvolvimento, quer na paz ou nos momentos de crise. Sua existência garante ao povo brasileiro um clima de liberdade e de segurança que permite a obtenção da prosperidade e da paz social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário